Home » Blog » Itens que não podem faltar no seu TCC

Itens que não podem faltar no seu TCC

Depois de todo aquele árduo caminho que você percorreu durante seu curso de graduação, finalmente chega o momento da tão sonhada formação.

Mas com a chegada do final da graduação também temos que enfrentar o “pesadelo” da entrega do Trabalho de Conclusão de Curso ou TCC.

Mas também não se assuste, a produção de um TCC é uma etapa de muita aprendizagem e uma oportunidade para você aprender como lidar com uma pesquisa científica.

Caso você mantenha a estrutura base de um TCC, é bem provável que se saia muito bem e garanta uma nota 10 da banca avaliadora.

O TCC é formado por um texto estruturado em algumas partes que seguem uma lógica coerente. Aqui, irei apresentar para você alguns dos itens dessa estrutura que geralmente causam muita dor de cabeça nos concluintes.

São algumas orientações e dicas que irão te deixar afiado durante o desenvolvimento do seu TCC.

Mantenha-se atualizado sobre as normas do TCC

É inevitável você ter que encarar o TCC em algum período do final da sua formação acadêmica. E mais importante, será exigido de você um conhecimento sobre as regras e normas.

As normas servem como orientações que devem ser seguidas para a confecção do trabalho. Elas garantem que todos os trabalhos que são apresentados estejam padronizados e organizados igualmente.

Imagina se todo mundo pudesse fazer do jeito que bem quisesse o TCC?

Ou ia dar muito bom ou muito ruim. E eu aposto no segundo…

Nós seres humanos necessitamos de guias e orientações para poder manter o foco. Além disso, é mais justa uma avaliação de trabalhos que sigam as mesmas normas e diretrizes.

Aqui no Brasil, as regras para a confecção do TCC são determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Periodicamente a ABNT atualiza suas normas, então fique ligado e mantenha-se inteirado de tudo.

Outro item que é importantíssimo para a entrega e aprovação do seu TCC são os elementos pré-textuais. Abaixo eu te explico com mais detalhes sobre cada um deles.

Elementos pré-textuais

Tudo aquilo que vem antes do texto “principal” do seu TCC são conhecidos como elementos pré-textuais. Eles compõem uma parte super necessária e importante do seu trabalho.

Os elementos pré-textuais trazem diferentes informações que conferem uma identificação prévia ao seu TCC.

O nome já nos diz muita coisa sobre que informações podem ser tratadas nesses elementos. Abaixo eu listo alguns deles com uma descrição breve para você não se perder.

Lembre-se: são informações muito valiosas e úteis para o seu trabalho.

  • Capa

Parece até bobagem, mas a capa do seu TCC confere uma identidade ao seu trabalho muito relevante. Nela você vai inserir um conjunto de informações básicas e obrigatórias, como: nome da sua instituição, seu nome completo, o título do seu trabalho, local da instituição e ano de entrega.

  • Folha de rosto

É um elemento obrigatório. Nele você acrescenta informações já inseridas na capa mais dados sobre a origem do seu trabalho.

  • Folha de aprovação

É importante saber como fazer uma folha de aprovação. Ela parece simples, mas na realidade é uma parte que causa muita confusão entre os concluintes.

É nela que contém o termo de aprovação e a nota dada pela sua banca avaliadora com as devidas assinaturas dos membros. Então te aconselho a caprichar nessa parte.

  • Dedicatória

Aqui é o momento de você prestar algum texto ou frase para alguém que sempre te ajudou ou apoiou, que fez muita diferença na sua vida. A dedicatória nada mais é que uma breve homenagem. Pode ser para um familiar, um amigo ou mesmo um autor preferido.

Tem que ter um significado para você.

  • Agradecimentos

Nessa parte você tem a oportunidade de expressar sua gratidão por todos aqueles que contribuíram de alguma forma para sua formação acadêmica ou mesmo pessoal.

  • Epígrafe

São frases que podem conferir um aspecto poético ao seu TCC. Podem ser frases retiradas de livros, filmes ou mesmo de séries.

Você também pode criar uma citação própria que tenha mais relação com sua vivência pessoal ou tema de pesquisa.

  • Resumos

Coloquei no plural pois você terá que fazer um resumo em português e outro em alguma língua estrangeira.

É no resumo que você faz uma primeira apresentação do seu trabalho propriamente dito. Você deve incluir partes diferentes do seu trabalho, desde a introdução até a conclusão.

  • Lista com as abreviações e siglas

O nome já é bem sugestivo. Nesse tópico você vai listar em sequência todas as informações que compõem o seu trabalho, como gráficos, tabelas, imagens, figuras, e etc.

  • Sumário

No sumário, você irá enumerar as divisões e seções do seu trabalho. Geralmente se coloca o título da seção seguido do número da página. A divisão deve estar em ordem que está no texto.

Dica de ouro: é possível você fazer um sumário automaticamente pelo Word. Essa é a maneira mais fácil e rápida de organizar seus tópicos. O mais legal de tudo é que já está de acordo com as normas da ABNT.

Escolha um bom título para seu TCC

Nesse momento eu te afirmo o seguinte:

Crie seu título ou título com subtítulo só depois que finalizar todo seu texto.

Sério, isso faz muita diferença. No decorrer do desenvolvimento e da escrita do seu TCC você vai percebendo que alguns títulos, que foram escolhidos inicialmente, já não fazem tanto sentido assim.

Isso acontece devido a um viés que criamos em nossa mente no momento que temos em “mãos” nosso tema de pesquisa com os objetivos.

Ter um título fechado logo no início do trabalho pode até ser um fator problema.

Então tenha paciência e aguarde a conclusão do seu TCC para então definir um título apropriado e elegante.

Espero que essas informações e dicas te ajudem a “desenrolar” o seu tão querido TCC.

Conclusão…

Fazer um TCC é uma tarefa complicada e complexa, mas não é impossível.

Como você percebeu, basta seguir regras simples e seu trabalho de conclusão de curso sairá do papel e conseguirá receber uma nota excelente.

Porém, seguir todas essas regras pode ser uma tarefa difícil. É para isso que existe a ferramente Monografis.

Monografias vale a pena pois é uma ferramenta que lhe ajuda a fazer seu TCC passo a passo, fazendo com que você não esqueça de nenhuma destes detalhes que citamos acima, facilitando assim seu trabalho e garantindo uma nota máxima para você.

Aproveite essa ferramenta que a modernidade te proporcionou e garanta seu sucesso na conclusão do curso.